quinta-feira, 5 de maio de 2011

Metamorfoses ao longo da obra

Ao longo da leitura de "Alice no País das Maravilhas" percebe-mos que toda a acção se desenrola em volta das mudanças que decorrem com a personagem central. Elas ligam os vários momentos e situações do conto. Todas estas alterações acontecem constantemente e inesperadamente levantando problemas a Alice. Cria-se assim um enigma que é resolvido á medida que avançamos na história.
Existem sempre elementos chave para que a personagem possa crescer ou diminuir como a garrafa que continha a mensagem “bebe-me” ou o bolo que a fez aumentar. Estes objectos fazem-na também desenvolver uma opinião á cerca do que é correcto ou não, sendo essa opinião alterada ao longo dos capítulos. Sendo os responsáveis pelo lado negativo que Alice carrega são também  os portadores do poder que Alice pode utilizar para se defender e actuar neste sítio ao qual não esta habituada e que a apanha desprevenida a cada passo que dá.
É notável a necessidade que Alice demonstra em conhecer-se a si própria e nítida a confusão que a menina sente quando se interroga a cerca de si mesma. A dúvida de se é a mesma pessoa que era antes de mergulhar neste novo lugar cheio de novidade aparece cedo e acompanha-a ao longo das diferentes fases que enfrenta. Não é claro para ela a sua verdadeira identidade e é justificável dado que é curto o prazo de cada variação. Não dispõem assim de tempo para se habituar a ela mesma, originando uma série de desconfianças e suspeitas em volta do que está por detrás do que ela aparenta.
Alice é vítima de metamorfoses físicas que a acabam por afectar psicologicamente. Apesar de ser o seu corpo que sofre visivelmente é mais profunda a angústia e o desespero que sente em não encontrar o significado de tudo o que ocorre consigo. Tudo o que sofre morfologicamente tem consequências na sua maneira de ser, de pensar, de sentir e de agir. Isto acaba por ser grave visto que não idealiza uma imagem fixa e inalterável do seu ser.
As mudanças apesar de a confundirem e a atirarem para um grande dilema são a fonte do seu desenvolvimento. Graças a elas, Alice tem a oportunidade de se fortalecer e aumentar as suas capacidades. Dão-lhe a oportunidade de descobrir o que vale e fazem-na entender como pode adquirir o que deseja usando-as como uma espécie de ferramenta. O medo que a assombra é diminuído e Alice adquire a coragem e ousadia para o enfrentar.  A verdade é que sem elas, Alice permaneceria a mesma criança inocente que nos é exposta no início e não atingiria o ponto de sabedoria que alcançou com todas as suas vivências. Pessoalmente, encaro-as como a porta para um novo mundo que a ajudará a sobreviver a todas as surpresas e desafios.
As personagens desempenham também um papel fundamental no seu desenvolvimento e progresso como ser humano. Cabe a elas fazer Alice perceber quem é e a formar uma ideia de como precisa de agir conforme o seu estado momentâneo. Nos seus diálogos elas ajudam-na a decifrar o sentido de tudo aquilo e a tirar proveito de tudo o que lhe acontece. Têm o papel de sustentar Alice enquanto, por si própria, chega ás suas conclusões e revela a si própria o que está ao seu alcance. São também uma forma de comparação pois ao lado delas, Alice percebe a sua superioridade consequente da diferença de tamanhos e também de inteligência mental que Alice adquire com todas as revelações.
Concluindo, é óbvio que emergimos no mundo do fantástico onde tudo é possível e todos os limites podem ser desfeitos e as barreiras destruídas. Só isso torna praticáveis todas as acções que compõem o livro. Ao viver em tais circunstâncias Alice aprende gradualmente a analisar o que a rodeia de acordo com o que ela sabe que é ou que pode ser. As atitudes da personagem variam intensamente, reflectindo a maneira como se sente… ou confiante, quando tem uma grande altura ou insignificante, quando pequena em relação ao que a rodeia. Conseguimos também perceber que as metamorfoses são o núcleo de várias confusões na interpretação do que Alice é realmente como por exemplo no caso da pomba. No fundo tudo isto serve para libertar Alice de todas as suas inseguranças e fazê-la crescer em todos os sentidos, transformando-a em conjunto apenas numa pessoas capaz de atingir aquilo em que fielmente acredita. Isto tem um significado tão grandioso no sonho que é transportado também para a realidade acabando por mudar positivamente Alice, na vida real.
           
                        Rafaela Vitorino

Sem comentários:

Enviar um comentário