quarta-feira, 4 de maio de 2011

Alice no pais das maravilhas

Neste livro de “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll a acção ocorre num mundo irreal onde os animais são personificados e não existem limites para as acções de Alice tal como na imaginação.
A Alice no país das maravilhas é um livro escrito por Lewis Carrol muitas vezes associado a um livro infantil. Muitas crianças lêem este livro e conhecem esta bonita história. Mas, ao longo da minha vida venho a aperceber-me que os livros não se lêem pela capa nem pelo que á primeira vista parece ser, e este livro sem dúvida não é o que aparenta ser. É muito mais do que uma história para crianças requerendo uma capacidade de interpretação que em crianças ainda não possuímos.
Neste livro lido nas aulas de língua portuguesa o tema mais sonante, e que mais duvidas me suscitou, foi o tema da justiça. Por isso esta minha tese vai tratar exactamente este tema.
A primeira reflexão sobre justiça que realizei no decorrer do livro foi na analisa a este poema:
Disse a Fúria
..ao rato, que
....encontrou no
......quintal: Vamos
........ao tribunal para
..........te condenar por
............injúria capital.

..........Não podes
........negar, temos
.....de te julgar
....porque a manhã
..é bela, e tenho
muito vagar.
..Disse o rato
....pr'á cadela:
......Nenhum auto
........resultaria
..........de tanta
............balela;
..............sem jurado
............nem juiz,
..........de nada te
........serviria.
......Serei juiz
....e jurada,
..disse a
Fúria en-
..diabrada,
....pois era
......ideia dela
........comê-lo
..........de cabi-

........dela ou
......senão
....cal-
..deira-
da.

O poema em questão retrata o motivo pelo qual o gato não gosta de cães nem de gatos.
O Rato encontra a Fúria no quintal e esta diz-lhe que o tem de levar a tribunal, com a acusação de injúria capital, o Rato não concorda pois sem juízes e jurados seria a azáfama total e não haveria justiça.
A justiça neste poema é muito escassa uma vez que existiria uma parcialidade imensa se estes animais fossem a tribunal uma vez que o juiz era um dos “arguidos” decidindo obviamente a seu favor. Por tanto, neste caso, a justiça seria de acordo com “ a lei do mais forte” estando o rato em inferioridade pois para além de ser mais pequeno as leis da natureza ditam que os gatos comem ratos apesar de neste caso seja comer simplesmente por comer.
E é assim que o nosso mundo é governado com grande falha a nível de justiça, enquanto pessoas enchem o seu carro com tanques de agua para ver qual dos carros aguenta mais tempo, crianças morrem á sede. Enquanto eu fico triste quando estou despenteado estão no outro lado do mundo crianças sem comida sem água sem nada…
Mas a justiça pode ir para uma dimensão muito mais além, em termos de política, futebol, e até na escola, onde o trabalho e esforço não são reconhecidos e as cunhas e capacidade de persuasão falam mais alto. Quando a verdade vem ao de cima rapidamente é dissipada pelo mais forte, ao longo da história são demais os casos de pessoas que sabiam a verdade e foram condenados à morte para que parassem de espalhar a palavra (Galileu, Sócrates). Sendo, tal e qual como no livro, aplicada a “lei do mais forte”.
Talvez seja esta aplicação de lei que faz com que o mundo viva esta crise, por exemplo, o mundo tem grandes excessos e para isso necessita de grandes quantidades de energia, só possíveis com a queima de combustíveis fosseis, mas existem alternativa, as energias renováveis. Mas estas necessitam de ser desenvolvidas. Mas quem manda é quem tem dinheiro, e quem tem dinheiro é quem tem petróleo e a estas pessoas não interessa o desenvolvimento das energias renováveis, logo, ninguém as desenvolve.
Este tipo de justiça é mais uma vez protagonizada no livro no julgamento do Valete, onde o rei e a rainha usam e abusam da sua autoridade. Não havendo imparcialidade.
É com esta justiça com que nós nos conformamos e agimos como se fosse normal habituando-nos a sacanice e fazendo parte dela. Porque um homem no meio na selva não tem hipóteses de ser civilizado.
É com grande tristeza que reconheço que a justiça que é aplicada no Alice no pais das maravilhas, é a que governa o mundo de hoje. Uma justiça injusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário