sábado, 8 de outubro de 2011

"Desporto de Reis"

Nós, humanos, temos atualmente muito em que pensar, e é claro, com tudo o que temos à nossa volta, temos de arranjar tempo para nos distrairmos. O entretenimento de cada pessoa varia consoante a personalidade dessa pessoa, ou seja, se uma pessoa é aventureira, vai fazer uma viagem, e se uma pessoa é moderna e cultural, vai ver um teatro. Mas, também existe uma distração que reúne pessoas corajosas e destemidas, e que é considerado um “desporto de reis”. É claro que estamos a falar das touradas.
Este “desporto de reis”, como alguns lhe chamam, é ainda procurado por turistas em todo o mundo, como por exemplo em Portugal, Espanha ou França. Este existe á mais de 100 anos, e o momento essencial para este acontecimento tem que ser a morte do touro. Este assunto para mim é perturbador, não só devido à morte de um animal inocente, mas também das violações dos direitos dos animais que são realizadas todos os dias em arenas de touradas em todo o mundo. Cada animal tem o direito da sua liberdade e não deve ser obrigado a “lutar” contra o homem, só para depois no fim morrer. Isto é para mim uma grande injustiça, pois o homem tem objectos com que se defender e o touro tem só os cornos que fazem parte do físico e da morfologia do próprio touro. Para mim, este deporto só iria ser aceitado quando o homem “lutar” com o touro sem facas, nem objectos de defesa, ou seja, só “o que Deus lhe deu”. Se o público quer um espectáculo, pelo menos vamos torná-lo justo e interessante. 
Muitos já me disseram que como o homem está no topo da cadeia alimentar, por isso, não faz mal matar o touro, porque faz parte do decorrer da vida. Bem, é verdade que depois do “espectáculo” o touro é comido pelos espectadores e pelos toureiros, como uma tradição do desporto. Isto não discordo, pois já comi muita carne na minha vida e nunca liguei muito à forma de como o animal chegou ao meu prato. Mas, isso não é desculpa para matar o pobre touro à frente de centenas de pessoas, isso na minha opinião é uma atitude desumana e cruel. É claro que para sobrevivermos temos de nos alimentarmos, mas não depois de assistir o animal a morrer, pois isto é crueldade para os animais e, de certa forma, desnecessário. Se o animal, no fim fosse posto novamente no seu habitat natural, aí é que seria uma atitude humana.
Agora que estou a pensar, essas pessoas ao verem o animal a sofrer, não têm de pensar nos seus próprios problemas nem no seu stress diário, porque dizem “Eu estou mal, mas pelo menos não sou aquele touro”. A morte do touro, então é uma pequena ajuda para esses problemas dos espectadores, ou podemos até dizer que o touro é o psicólogo deles e a sua morte é o breakthrough que todos têm que passar. Alguns chamam-me hipócrito por comer carne de vaca e não gostar das touradas, mas eu não sou. Sou humano e eles não.
Para terminar, eu queria dizer que será que é mesmo preciso matar um inocente animal para o nosso prazer e entretenimento? Será que o homem vai mudar a sua atitude nos anos futuros? Será que podemos satisfazer os nossos prazeres com desportos ou eventos que não causam dor ao animal? Se isto tudo acontecesse, e se este desporto sofresse algumas alterações, aí merecia o título de “desporto de reis”.













1 comentário: