quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mérito, Honra e Recompensa


Camões é um ser patriota. Ser patriota é ser alguém que ama a sua pátria, a sua nação e que se esforça por ser-lhe útil. O papel de Luís de Camões na obra dos Lusíadas é mesmo esse: servir os portugueses e louvá-los pelos seus grandes feitos históricos na época dos Descobrimentos.

Alguém que queira alcançar a fama e o sucesso nunca deverá pensar no glorioso passado dos nossos antepassados. Nunca deverá assumir que o seu sucesso seja devido aos seus antecessores porque nada cai no nosso colo, a não ser que haja trabalho árduo por parte de nós e acima de tudo, humildade.

Terá de ser merecido e para isso é necessário sofrer e lutar por aquilo em que nós acreditamos para alguma vez sermos considerados dignos de heróis.

Alguém que seja deleitado com fortunas e dinheiro, não é louvado. Os seus feitos não terão qualquer valor. Só aqueles que sofreram, que perderam um braço ou uma perna, que não deixaram de ser corrompidos pelas riquezas oferecidas e que mantem-se fiéis à sua virtude são os verdadeiros heróis.

Um herói não é aquele que roga por fama, não é aquele que se deleita com recompensas. Não. Um herói é aquele que não pede não em troca, que se mantém humilde e verdadeiro a si mesmo e luta pelo que acha ser justo e honorável.

Sem comentários:

Enviar um comentário