terça-feira, 2 de outubro de 2012

"A democracia existem em si mesma desde que se verifique o voto pelos cidadãos'

  O direito ao voto já vem desde há muitos séculos atrás e sempre foi associado à democracia.
  Em Atenas, na antiguidade existia uma suposta democracia, no entanto, não era permitido às mulheres votarem. Então que tipo de democracia era esta? em que só uma parte da população tem direitos?
  Os tempos passaram-se e aqui estamos nós no século vinte e um, em que toda a população com idade superior a dezoito anos pode votar. Se a democracia se resumisse ao voto diríamos que eramos um povo ou um mundo democrata.
  No entanto, um dos princípios básicos da democracia é a igualdade de direitos, aquilo a que no senso comum definimos por justiça. Mas onde será que a podemos encontrar? Nos hospitais? Onde uns podem ser atendidos ou operados porque conhecem alguém influente e outros têm de esperar longos anos? Nas escolas? quando crianças não têm possibilidades para usufruir de uma refeição de um euro e meio e o estado nem isso lhes oferece? gastando vinte euros no almoço de cada deputado? Na procura de trabalho? em que se sem tem vinte anos não tens experiência e se tens quarenta és velho demais para trabalhar e novo demais para a reforma? simples perguntas levam-nos a só uma conclusão.
  A democracia somente existe na teoria, porque na prática, tal não acontece. E como podemos ver não é só de agora, porém esta tem vindo a evoluir, por isso mesmo quem sabe se daqui a cem anos , aqueles que são eleitos pelo povo, ganham respeito por quem lhes dá o suposto poder.

Sem comentários:

Enviar um comentário