quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Análise das estrofes 95 a 99, Canto VI, Lusíadas


   Nas últimas estrofes do canto VI, Camões reflecte sobre o valor da glória e das honras conquistadas com mérito dos portugueses.
   Apesar das inúmeras situações adversas que os marinheiros foram atravessando, com persistência e determinação conseguiram alcançar o seu objectivo, com muito mérito próprio.
   Camões faz uma reflexão onde o sofrimento é apresentado como meio para alcançar essas mesmas glórias, inacessíveis para aqueles que vivem conformados e sem espirito de conquista.
   Os portugueses lutaram até ao fim, as suas metas foram alcançadas com muito esforço e esperança e tudo isto honra e orgulha o povo português, pelo alcance de uma glória tão ansiada.
   Com todos estes feitos os marinheiros alcançaram a recompensa, que mais do que a chegada à India, passa pelo seu crescimento pessoal, e pelos valores que dominaram esta travessia.
   O reconhecimento vem depois do mérito que provém dos nossos valores é a finalização das nossas acções e a admiração por parte dos outros, o reconhecimento, é importante e merecido, mas aquilo que deve realmente motivar-nos é o alcance do mérito pessoal.

1 comentário: