quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Piedade na Tragédia

Piedade é um sentimento, é sinónimo de dó, pena ou compaixão. É um acto que só o ser humano pode ter, consiste num sentimento de compaixão para com o próximo.
  Uma tragédia é regularmente relacionada com terror devido ao facto de que por ser uma tragédia tem que ter um final aterrorizador, nada feliz, que talvez tenha até a intenção de deixar o leitor ou espectador á beira de lagrimas mas não é isso que define uma tragédia embora esta deva ter algum tipo de acontecimento que faça o leitor sentir compaixão ou piedade por uma personagem ou varias.
  Um dos objectivos numa tragedia é exactamente esse, fazer o leitor sentir compaixão para com uma ou várias personagens. Sentir ou não piedade por uma personagem pode mudar toda a leitura de uma tragédia. Por exemplo, ao termos pena de uma viúva porque perdeu o marido podemos desculpa-la de fazer certas acções que normalmente acharíamos erradas, e essa pequena desculpa em relação as acções de uma personagem pode mudar a nossa maneira de ver a história de uma maneira drástica, passando por esperar um acontecimento ou ficar perplexo por ele acontecer.
  Numa tragedia é importante o sentimento de piedade por parte do leitor pois o autor conta com esse sentimento quanto escreve a história, de modo a torna-la mais familiar para o leitor por este começa a relacionar-se com algumas personagens.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário