quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Frei Luis de Sousa- culpa e remorso

CULPA E REMORSO



O sentimento de culpa é uma sensação que se obtém após uma reavaliação de um comportamento passado de que nos arrependemos.
O remorso é um sentimento que sente quem acredita que fez algo que infrige um código moral.
Madalena tem estes dois sentimentos ao longo da obra. Quando lhe acontece algo de mal ou inesperado, a personagem relaciona sempre com o seu passado.
A mãe de Maria tem um passado muito constrangedor. Foi casada com D.João I e já nessa altura estava apaixonada por Manuel de Sousa.
                Ao longo da sua vida nunca esqueceu este episódio, e a culpa é um sentimento que predomina em  grande parte da obra. Quando Manuel propositadamente incendeia a sua própria casa e tenciona ir viver para a casa que era de D.João I , Madalena não reage bem e pensa que é por ela ter feito o que fez na vida que esses azares lhe acontecem . Até o simples facto de sua filha Maria sofrer de Turbeculose e por vezes ter discursos diferentes do habitual da sua idade, já faz com que Madalena pense que a culpa é dela e que está a ‘pagar’ pelo que fez no passado.
                Cada vez que Telmo fala da vida passada de Madalena esta também sente remorsos , por achar que é contra a moral, contra aquilo que ela defende, ter gostado de outro homem enquanto estava entregue a um outro ou até mesmo após o falecimento do seu marido, ou seja,é  torturada pelo remorso do passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário