quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Frei Luis de Sousa- drama e tragédia

TRAGÉDIA DRAMÁTICA


Frei Luis de Sousa é uma peça que inclui a tragédia e o drama. No entanto, ambas as palavras são distintas uma da outra .
            Almeida Garrett considerava que a tragédia é a imitação de uma acção de carácter elevado, com várias espécies de ornamentos distribuidos pelas diversas partes do drama. Esta imitação era feita com o objectivo de suscitar terror e piedade. Para Almeida Garrett era importante numa imitação o espectáculo cénico e a maneira como os actores a interpretavam.
            Este achava que o carácter, o que transmite a qualidade das personagens, e o pensamento, tudo o que dizem as personagens, é que eram responsáveis pela tragédia. Este facto podemos verificar ao longo de toda a peça de “Frei Luis de Sousa”, porque Almeida Garret em ralação ao carácter faz questão que percebamos exactamente como cada personagem é. No intuito de compreendermos as suas atitudes, como a atitude que Manuel tem ao incendiar a casa. Que ao contrário do que é normal de se pensar,  neste caso concluimos que Manuel é um homem com grande coragem e muito lutador por cometer tal acto. O pensamento que é revelado ao longo da história, permite-nos compreender o passado mas também o desfecho da peça.
            O drama era considerado por Almeida Garret como a expressão literária mais verdadeira do estado da sociedade. Porém, na sua opinião a população tinha uma ideia errada do conceito de ‘drama’ pois pensavam que para tal estar implícito num texto por exemplo eram preciso cenas de assassinatos ou outras coisas macabras. Mas o escritor comprovou, através desta peça, que tal não era uma ideia correcta, pois fez uma peça dramática através de personagens honestas.. Drama é assim, uma acção menos tensa que a tragédia, menos concentrada numa crise mas mais submetida à influência dos acontecimentos exteriores.
            Concluímos assim que “Frei Luis de Sousa” é uma tragédia dramática onde está bem presente o terror . É uma tragédia dramática porque tem momentos de alta tensão em que as personagens estão completamente aterrorizadas devido ao acontecimento .Quando o romeiro aparece para trazer a triste notícia por exemplo , o que é digno de uma verdadeira tragédia. Mas também tem momentos em que a acção da peça não é tao concentrada naquilo que está a suceder no local onde a acção decorre mas no que está a suceder no exterior ou então no que já se sucedeu , como por exemplo , quando Madalena está a sofrer por estar na casa que já foi de D.João I. Neste caso, a personagem não sofre por algo que é presente mas sim por um passado que ela nunca esqueceu e que ainda lhe atormenta. Outro exemplo é também nas primeiras cenas em que Telmo e Madalena sofrem com o facto de alguém querer ocupar a casa que lhes pertence. Este acontecimento é tratado exteriormente ao local da cena , mas é sofrido e vivido como se fosse no local onde ambos se encontravam.

Sem comentários:

Enviar um comentário