quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conceito de Terror na tragédia

TERROR NA TRAGÉDIA


Estas palavras na realidade são distintas e cada uma tem o seu próprio conceito. Terror é significado de um grande medo que alguém tem em relação a algo. Tragédia é sinónimo de uma cena ou um acontecimento triste, esta palavra é muito utilizada para caracterizar peças de teatro.
No entanto para Aristóteles ou Almeida Garret, incluir o terror na tragédia faz-se com a finalidade de provocar compaixão ao espectador.
Portanto, para definir este conceito, de ‘Terror na Tragédia’, eu diria que a tragédia é um confronto em que o objectivo é a derrota do herói da peça e o terror nela induzido serve simplesmente para criar compaixão e piedade em quem está a assistir à peça e dando também a ideia que tal acontecimento poderia acontecer também a qualquer um.
Fazendo a relação com o que estamos actualmente a ler, concluímos que ‘Terror na Tragédia” é algo utilizado por Almeida Garret, na peça  “Frei Luis de Sousa”. Este conceito está implícito por exemplo na cena em que ocorre o incêndio. Pois, o incêndio em si já é uma tragédia mas o facto de serem destruídas coisas importantes e de irem viver para uma casa com más recordações por parte de um dos intérpretes, transmite-nos a ideia de terror, provocando em quem ,neste caso, está a ler um sentimento de compaixão e de certo modo, também de medo que algo do género nos possa acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário