domingo, 15 de janeiro de 2012

Almeida Garrett - Frei Luís de Sousa

Esta obra é uma composição cuja acção se divide na vertente dramática e na vertente trágica. Ele estende a sua obra de modo a que esta se torne apelativa ao público.
Esta obra é considerada um drama uma vez que é escrita em prosa, é constituída por três actos, a evidência do Romantismo, crença no Sebastianismo, crença em superstições, agouros e aparecimento de mortos.
São também vários os elementos de tragédia. Em Frei Luís de Sousa há uma organização da história segundo as etapas e elementos da tragédia:
Desafio (hybris), Peripécia, Reconhecimento, Pathos (sofrimento das personagens) que leva a uma progressão dramática dos eventos, que transmite um sofrimento cada vez mais intenso, até atingir o clímax .
Para além da organização existem outros elementos que evidenciam uma tragédia. Existência de poucas personagens, os pólos em conflito e a impossibilidade da sua conciliação, o papel do destino, os sinais ao longo da historia que pressagiam a catástrofe final, o sofrimento das personagens e a sua impotência face à fatalidade.
Concluo por isso que esta obra é um Drama Romântico com elementos de tragédia.

Mafalda Caldeira

Sem comentários:

Enviar um comentário