quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Anagnórise

Anagnórise vem de grego e significa “reconhecimento” e tem como função marcar numa narrativa a descoberta de algo. É parte da tragédia clássica que consiste no reconhecimento de laços de parentesco até então insuspeitados e que conduz muitas vezes o drama para um sentido inesperado e catastrófico. É o reconhecimento ou descoberta de um facto ou circunstância determinante que causa uma mudança brusca e radical no desenvolvimento da acção e no destino do protagonista. Na comédia leva ao triunfo e na tragédia provoca a ruína.

O termo foi usado pela primeira vez por Aristóteles e ainda que a anagnórise seja um recurso frequente em muitos géneros esta especialmente relacionada com a tragédia. Segundo Aristóteles, o reconhecimento, como indica o próprio significado da palavra, é a passagem do ignorar ao conhecer, que se faz para a amizade ou inimizade das personagens. O reconhecimento pode ser a constatação de acontecimentos acidentais, trágicos, mas, quase sempre se traduz na identificação de uma nova personagem.

Numa tragédia dá-se quando em um momento crucial, tudo se revela e fica claro ao protagonista, com efeitos quase sempre demolidores. Por exemplo, o descobrimento por parte do herói trágico de alguma verdade sobre si mesmo, outras pessoas ou de acções que agora por ele conhecidas mudam toda a trama. A revelação dessa verdade que já era fato, mas que o protagonista ignorava muda a perspectiva e a reacção do herói, que se adapta e se acomoda aceitando seu destino.

Na comédia a anagnórise é também um recurso frequente mas ao contrário do que acontece na tragédia tem resultados positivos. Neste caso pode revelar-se uma surpresa agradável para a personagem que descobre por exemplo pertencer a uma classe social superior depois de serem descobertos sinais que levam a essa conclusão. É por isso o conhecimento de algo até ali ignorado e que altera totalmente a trama mas tem um desfecho aprazível.  

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