terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Síntese da Apresentação Oral

Neste livro “Afinidades Electivas” de Goethe, grande escritor e filósofo alemão, o que eu mais apreciei e acho que mais merece ser realçado quando nos referimos a esta obra, é a forma como o autor relaciona as personagens presentes na história, a forma como ele aborda as relações humanas. Gostei particularmente da analogia feita entre elementos químicos e a situação em que as quatro personagens centrais se encontram. O paralelo estabelecido entre estas duas componentes, aparentemente tão diferentes mas visto deste prisma com comportamentos semelhantes, é que tal como dois elementos químicos inicialmente unidos, perante a presença de outro ou mais elementos têm tendência a separar-se e dessa separação advirá uma nova união pois os elementos que são mais compatíveis têm uma necessidade de se unir, assim também duas pessoas com uma grande ligação, perante a presença constante de outra pessoa, se podem afastar, e quebrando essa ligação vai haver como que uma necessidade de proximidade, uma necessidade de criar novas ligações, e a “força de atracção” que aí vai actuar vão ser as afinidades que ali se criam entre as personagens, o “escolhido” será a pessoa com quem se tem maior afinidade.  
Uma afinidade é algo incontrolável, não se escolhe, não se pensa, é uma tendência que se cria, ou como outros lhe gostam de chamar, uma força superior, o destino.

 Outro ponto que eu mais gostei nesta historia, é a renúncia, pois após o afastamento entre o casal da historia, Eduard e Charlotte, dar-se-á então a aproximação entre o capitão e Charlotte, e o Eduard e Otillie, ou seja, no livro está bastante explicito a forma como as personagens se debatem contra a sua vontade, renunciam aos seus desejos, há claramente um conflito entre o que é ético e legítimo, e as atracções e inclinações inevitáveis entre cada par. Algo que me espantou ainda nesta historia foi o facto de mesmo nesta situação complicada, e tendo todos conhecimento dela, as personagens agiam como se nada se passasse e mantinham a postura.

Este romance pareceu-me algo trágico devido particularmente ao seu final, na minha opinião o que o autor quer mostrar é o quão complexas são as relações entre as pessoas, as escolhas difíceis que por vezes temos de fazer perante determinadas situações, tudo isto com amor e renúncia a este mesmo à mistura, e o quão complexas são as próprias pessoas, que nesta historia se mostram perspicazes e cientes do que se passa, tendo algumas atitudes na minha opinião algo incompreensíveis.

Foi uma boa leitura, gostei muito do que pude observar na forma como toda a historia sucedeu, e apesar de ser uma obra complicada e com muito que se lhe diga, consegui retirar o que nesta síntese aqui referi e achei muito interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário