domingo, 18 de dezembro de 2011

Apresentação Oral: O Monte dos Vendavais

Este livro, escrito por Emily Brontë no século XIX, relata a história trágica de um casal que partilha uma paixão incandescente mas não a pode explorar, devido ao facto de pertencerem a classes sociais demasiado diferentes.
Catherine, uma rapariga rica, partilha a sua infância com Heathcliff, um orfão salvo pelo pai desta. Ela ama-o perdidamente, e vice-versa. No entanto, as leis da sociedade daquela época impedem-na de se casar com ele, pelo que acaba por se casar com um homem de mais posses (Linton). Devido aos ciúmes do marido, Cathy é proibida de ver Heathcliff, acção esta que os vai levar ambos à loucura. Apesar de estar casada, o coração dela nunca pertencerá a outra pessoa senão Heathcliff, pois é ele que ela ama verdadeiramente.
Catherine morre a dar à luz a sua filha, também chamada Catherine. Ao ouvir esta notícia, Heathcliff jura vingança a Linton, pois acredita que ele é a razão pela qual Catherine morreu e a sua paixão nunca pôde ser explorada devidamente.
Primeiro, apoderou-se do Monte dos Vendavais. Casou-se com a irmã de Linton e abusou dela violentamente. Consequentemente, ela fugiu para a cidade e deu à luz o filho de ambos, também chamado Heathcliff. Alguns anos depois morre, deixando o seu filho à custódia do pai. Quando a pequena Cathy atingiu uma idade apropriada, atraiu-a a sua casa e trancou-a lá, não a deixando sair até ela concordar em se casar com o filho dele. Ela acabou por aceitar, fazendo com que todas as suas propriedades, incluíndo a herdade do pai, passassem para o marido. Este morreu pouco tempo depois, deixando tudo para Heathcliff, que concretiza assim o seu plano de vingança.
Contudo, ele não ficou feliz. Catherine nunca mais iria voltar.
Perto do fim do livro, Heathcliff muda subitamente de atitude. Mostra-se simpático e alegre, não come nem dorme, vai em longos passeios nocturnos... dá a entender que é assombrado pelo fantasma de Catherine.
Com isto, conduz-se à sua própria morte, podendo assim ficar finalmente unido a Catherine para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário