segunda-feira, 21 de março de 2011

O Que É Para Mim Poesia?
Fui ao dicionário e procurei a palavra “poesia” e esta dizia: “ s.f. arte de fazer versos” boa!, perguntei a mim mesma “só isto?!” tanto falam as pessoas de que poesia é isto e aquilo e depois não a definem… talvez seja por isso mesmo, tal como o Amor todos têm uma mínima ideia do que é mas no entanto não o conseguem definir totalmente.
Do meu ponto de vista é um modo de expressão que revela uma maneira particular de ver aquilo que nos rodeia e apela mais para o nosso lado emocional do que intelectual. Recorre a todo o tipo de sentimentos desde a alegria à tristeza, do amor ao ódio, da paixão ao desinteresse… podendo servir de, a quem o interpreta, uma espécie de orientação ou apenas transmitir uma pequena mensagem que até àquela altura era necessária. É algo para além das letras e dos versos complexos, a poesia engloba tudo a nossa volta, para ver isso há que ler nas entrelinhas de cada estrofe, tentar entrar na cabeça do poeta e ter uma certa sensibilidade para poder sentir o que se sentiu quando o poema foi escrito.
         Uma simples estrofe pode ser uma história de vida, uma experiência, uma emoção, um ensinamento, um viver que muita gente procura e não encontra e quem lê poesia deve muitas das vezes identificar-se com uma ou mais situações, o que pode trazer algum conforto para a própria pessoa.
E para ser possível obter este efeito a poesia tem que ter, no mínimo, um ponto de sinceridade. À que notar que o que é dito é verdadeiro mesmo quando o autor o tenta esconder subtilmente.
Poesia é mais que versos formados sejam eles simples ou complexos, é um ensinamento para além do que se lê, de como agir, ponderar e até mesmo viver.
Jolei Pena

Sem comentários:

Enviar um comentário