terça-feira, 15 de março de 2011

O conceito de justiça no livro " a Alice no Pais das Maravilhas"

 Justiça: virtude moral que inspira o respeito pelos direitos de cada pessoa e a atribuição do que é devido a cada um.
 Nesta parte do texto existe uma referência interessante em relação ao conceito de justiça. E isto porque? Essencialmente porque não é um conceito como o que estamos habituados. nesta passagem, capitulo três do livro, reparamos que o acusador, o juiz e o jurado irão ser a mesma pessoa, segundo a fala do Fúria, e que tal não é assim tão descabido. Assim como é normal que existam animais que falam, coelhos com olhos cor de rosa, que usam coletes e que até vêm as horas... Para este sitio tudo isto é algo normal, o que nos faz pensar que é um sitio diferente.
 Voltando ao conceito de justiça, a partir desta parte do texto ficamos com a impressão de que a justiça é algo que é aplicado pelo "mais forte" e que não existem regras fixas. O que o mais forte achar correcto é o que irá acontecer. Não sendo preciso mais ninguém sem serem as pessoas em questão para aelaboraçao de um julgamento.
 Na minha opinião, é algo com um conceito que pouco ou nada tem a ver com o nosso conceito de justiça, nao apoia a igualdade, nem a requer a opinião de outros exteriores aos assuntos em questão.

Sem comentários:

Enviar um comentário