quinta-feira, 10 de março de 2011

Poesia

Poesia
Para que a comunicação entre as pessoas seja possível, a maioria das palavras tem uma definição que à partida é idêntica para todos nós. No entanto todas os vocábulos têm uma subjectividade inerente…
Todos vemos as coisas de forma diferente e o valor que lhes é conferido também diverge.
A poesia não é exepção, temos uma ideia do que significa, contudo cada um possui a sua própria percepção relativamente à mesma, seja pela forma ou pelo conteúdo.
Para mim a poesia é mais do que um jogo de palavras construído com o objectivo de rimar e soar harmoniosamente, porque assim sendo todos nós seríamos poetas.
Quando leio um poema hoje, consigo compreender precisamente a mensagem que me parece mais relevante, o que não significa que quando o ler amanhã o interpréte da mesma forma, porque a real poesia não é aquela que está escrita em versos e forma um grandioso peoma.
A verdadeira poesia está na cabeça e no coração do poeta e só um autêntico autor consegue transpô-la para as entrelinhas de um poema.
A singularidade de encontrar conceituados poemas, está na procura de os interpretar tal como o escritor o projectou e concebeu.
Para mim, poesia não é a que deslumbra à primeira vista, mas aquela que nos oferece alguns obstáculo e que requer uma redobrada atenção e disponibilidade da nossa parte.
É esta a linha ténue que separa os versos que pela sua forma aparentam ser poesia e um poema que através do seu conteúdo transparece poesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário