segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Critica (Harry Potter e o príncipe misterioso)

Critica de cinema ao filme:

Harry Potter e o príncipe misterioso
(VI volume da série)


Numa critica a um filme devemos apontar os seguintes aspectos, não necessariamente por esta ordem:

1. Introdução simples ao filme
2. Banda Sonora
3. Actores
4. Guarda-roupa
5. Efeitos Especiais
6. Cenas bem/mal feitas

1. Introdução Simples ao Filme
Este filme da saga do “Harry Potter” é o sexto volume da série. Foi realizado pelo David Yates que realizou também a Orem de Fénix e irá realizar “Os Talismãs da Morte” (próximo filme da saga). Estes filmes têm como tema/ideia um mundo normal, como nós conhecemos, no filme os mugles e um mundo de magia que é totalmente desconhecido pelos mugles. Eu acho o tema da saga interessante, a existência de magia e o segredo desta é um tema, na minha opinião, é um tema que atrai muitas pessoas. Esta saga de filmes é baseada nos livros da escritora J.K.Rowling,que explora muito bem este mundo imaginário da magia, completando-o com feitiços diversificados e inovativos.

2. Banda Sonora
Em relação a banda sonora, continuamos a ter a abertura tradicional, apesar de os realizadores dos vários filmes serem diferentes. As músicas de fundo estão quase sempre presentes em todas as cenas, maioritariamente nas de suspence e acção. Apesar de, se não estivermos com especial atenção ás músicas de fundo não as ouvimos, são elas que muitas vezes proporcionam o ambiente de acção ou suspense consoante o que o realizador deseja.


3. Actores
Sendo este filme um filme de continuação a maioria dos actores é a mesma excepto as personagens novas que vão entrando na saga ao longo dos vários filmes. Na minha opinião os açores foram crescendo e melhorando o seu desempenho ao longo dos anos.

4. Guarda-Roupa
Este filme não retrata uma época específica mas a escolha do guarda-roupa exige algum cuidado, pois tem que retratar uma escola diferente das outras, de magia. Neste filme já não vemos com tanta frequência as capas pretas que os alunos e os professores costumavam usar. Continuamos a velas enquanto estão em aulas mas foras delas já se usam roupas ditas normais.

5. Efeitos Especiais
Comparado com os ouros filmes, estes filme tem mais efeitos especiais e, na minha opinião, melhores que os outros. A nível de cenas feias a computador que se combinam com cenas filmadas em estúdio acho que foram maioritariamente bem conseguidas. Não tenho nenhuma cenas que, a meu ver esteja mal conseguida dentro destes parâmetros.

6. Cenas Bem/Mal Feitas
Existem cenas neste filme que eu considero particularmente bem-feitas. Temos um exemplo, quando o Dumbledore e o Harry vão a casa do professor Horace para o contratar e ele se transforma de sofá para pessoa, ou e cena logo a seguir quando o professor Dumbledore reconstrói o interior da casa. A casa de partidas dos gémeos Weasely com as pessoas a trepar paredes ou os bonecos no ar a andarem também esta bem feita. Temos ainda a maldição da Katie e a falsa morte Malfoy provocada pelo Harry com o feitiço sectumsempra. Existem mais mas estas estão entre as melhores, na minha opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário