terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O auto-retrato

Muitas pessoas confundem auto-retrato com auto-biografia, embora se tratam de coisas distintas. A auto-biografia remete para alguém a escrever sobre a sua vida. O auto-retrato trata-se de alguém a fazer uma descrição de si próprio. O auto-retrato pode ser escrito ou pintado. O primeiro caso trata-se de uma descrição essencialmente física embora possamos encaixar na pintura alguns elementos que transmitam características da nossa personalidade. No segundo caso é preferível para descrições psicológicas pois apesar de podermos dizer a cor dos olhos do cabelo, a altura, nunca podemos passar a ideia real do nosso aspecto físico.
Quase um auto-retrato de Manuel Alegre é um exemplo de um auto-retrato. Analisando o texto podemos ver que não existem marcas de descrição física mas apenas psicológica. O autor, em toso o texto, destaca a ideia de ser uma pessoa que não se prende muito às coisas e que se preocupa em viver o presente em vez de pensar no passado ou no futuro.
Todo o texto contem marcas de auto-retrato, é escrito na primeira pessoa do singular, contem marcas de subjectividade, opiniões pessoais e descrições.

Sem comentários:

Enviar um comentário